Este site utiliza cookies para que lhe possamos fornecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.

AMOSTRA TESTEMUNHA – RESTAURANTES
De acordo com o Regulamento (CE) n.º 178/2002 do Parlamento e do Conselho Europeu, os operadores do setor alimentar são responsáveis por assegurar que os géneros alimentícios preencham os requisitos da legislação alimentar aplicável, bem como são responsáveis por verificar o cumprimento desses requisitos – implementação do HACCP/AUTOCONTROLO (Regulamento UE n. 852/2004).
Um dos requisitos contemplado no sistema HACCP é a rastreabilidade e avaliação laboratorial de produtos alimentares sendo para tal necessário a conservação de pequenas porções de comida – AMOSTRA TESTEMUNHA. Estas devem ser representativas de todas as refeições e de todas as fases produtivas. Esta prática diária é uma mais-valia para a identificação de possíveis fontes de contaminação causadoras de toxinfeções alimentares, pois permite detetar agentes patogénicos e salvaguardar o estabelecimento de uma eventual não conformidade.
Como deve ser realizada a colheita?
– Aquando da colheita o executante e os utensílios utilizados devem sempre respeitar elevados níveis de higiene;
– A colheita deverá conter pelos menos 150 gramas e deve incluir todos os constituintes da refeição;
– A amostra deverá ser armazenada a uma temperatura positiva máxima de 4ºC e guardadas por um período mínimo de 3 dias.